Jardinagem

9 ervas de água para cultivar em casa!

ervas de água para plantar em casa

O Avôvó reconhece que a nova onda de alimentos orgânicos é bastante benéfica, mas nem todos tem acesso e recursos para aderir. Por isso, estamos sempre abordando dicas para você fazer isso em casa, sem ocupar muito espaço.

A ideia desse material é ensinar uma maneira viável de cultivar algumas ervas para a cozinha e proporcionar um sabor mais agradável ao paladar.

O melhor dessa história toda é:

vamos te convencer a cultivar sem a necessidade de regar ou mexer com terra e isso não vai influenciar em nada a qualidade das plantas que vão nascer. Parece impossível, mas é apenas a ideia de usar a água como meio. Ou seja, “planta-las” na água.

Além disso, algumas das ervas que vamos indicar não são facilmente encontradas nos mercados, impossibilitando que as pessoas as consumam com mais frequência.

Cultiva-las em casa acaba com esse problema e gera uma opção orgânica.

ervas de água para plantar em casa

Aprendendo técnicas:

Coloque algumas estacas de ervas em garrafas de vidro com água pura – mineral -, pois é rica em minerais. A água não deve possuir cloro, já que o produto químico de branqueamento pode danificar os tecidos da planta.

Caso necessite usar de torneira, você deve deixá-la ao ar durante a noite ou armazenar alguma água da chuva – no entanto, nas grandes cidades a água da chuva costuma chegar ao solo poluída pela poluição do ar.

Use garrafas coloridas ou cubra com um pedaço de papel ao redor da garrafa para as raízes não devem serem expostas à luz. A escuridão irá ajudar a evitar o crescimento de algas na garrafa e na raiz. Os recipientes de boca estreita suportam as estacas e as mantêm eretas.

No entanto, o ar deve entrar livremente no recipiente. Ao colocar as plantas nos recipientes remova as folhas mais baixas, pois eles podem apodrecer na água.

Multiplicar as plantas por estaca!

ervas de água para plantar em casa

  • Pegue na estaca de um ramo da base da planta. Este deve ter cinco centímetros. Retire as folhas de baixo e corte a base por cima de um nó.
  • Numa bandeja com substrato, coloque as estacas em fila, começando pelas margens. Regue com roseta fina ou por capilaridade.
  • Coloque as estacas num propagador onde recebam luz mas não sol. Quando emitirem raízes, plante separadamente.

Veja algumas opções para cultivar em água. Separamos ervas que podem ser usadas, quase que na maioria, como tempero e para o preparo de chás.

Veja a lista e aplique as dicas:

Alecrim:

Excelente chá e tempero. A raiz de recortes semi-lenhosos do alecrim precisa de mais tempo, mas os brotos na primavera crescem mais rápido. Precisa de local ensolarado;

Sálvia:

Coloque algumas estacas de sálvia na primavera e colocá-las em água. Coloque a erva em um ponto claro em um lugar bem arejado, pois é propensa a mofo;

Hortelã-pimenta:

Cheia da substância volátil mentol que fornece uma sensação de arrefecimento na pele ou na língua e não muda a temperatura. Basta colocar algumas estacas frescas na água;

Estragão:

Ela pede cortes depois da primavera e local quente. Estragão pode ser de vários tipos, mas o francês é melhor para fins culinários, enquanto o russo é melhor para ser usado para saladas;

Manjericão:

Resultado de imagem para manjericão

Facilmente cultivada em água. Coloque as estacas em água antes de começar a floração e coloque o recipiente em um lugar ensolarado;

Tomilho:

Pegue algumas estacas verdes novas, no meio da primavera ou início do verão antes de o tomilho começar a floração, coloque em água. Assim que crescer, corte as hastes para aumentar a ramificação;

Orégano:

Coloque as estacas frescas de orégano em água e use as pontas conforme a erva cresce;

Bálsamo de limão:

Cortar vários talos na primavera ou no outono e colocar na água em um ponto brilhante. Após 3-4 semanas, as estacas irão desenvolver raízes. As folhas fazem um excelente chá;

Stevia:

Resultado de imagem para stevia

Pode servir como adoçante, bastando colocar algumas estacas de stevia para um crescimento ativo em um recipiente cheio de água, mantenha em um lugar ensolarado e quente.

Veja também no Portal AVôVó:

Plantas que ajudam a purificar o ar

 

AnteriorPróximo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *