Frutas

8 benefícios da maçã para o organismo. Quer saber quais são?

maçã para os idosos

A maçã é uma das principais frutas que integram o grupo de superalimentos.

Que ela faz bem para a saúde e para o corpo não é nenhum segredo, mas alguns benefícios dela ainda são menos conhecidos.

Além de saborosa, a maça ajuda a prevenir e combater doenças.

Diminui o colesterol

Uma maçã média possui aproximadamente quatro gramas de fibra.

Uma parte disso está na forma de pectina, um tipo de fibra solúvel que tem sido associada a redução dos níveis do colesterol ruim.

Isso acontece, pois, de acordo com a WebMD , ela bloqueia a absorção de colesterol, ajudando o corpo a usá-lo em vez de armazená-lo.

Mantém você saciado 

A presença de fibras na maçã também faz com que ela deixe você saciado por mais tempo sem que precise consumir muitas calorias (95 em uma fruta média).

O nosso corpo demora mais para digerir fibras complexas do que matérias simples como açúcar ou cereais refinados.

Qualquer alimento com pelo menos três gramas de fibras é uma boa fonte de nutrientes, já que a maioria das pessoas deve consumir de 25 a 40 gramas por dia.

maça para os idosos

Ajuda a manter você magro

Um componente da casca de uma maçã, onde também se concentra a maior parta das fibras, é algo chamado ácido ursólico, que está relacionado a um risco menor de obesidade, segundo um recente estudo feito com ratos.

Isso porque ele aumenta a queima de calorias e o desenvolvimento de músculos e massa magra.

Previne problemas respiratórios 

Segundo a revista Heath , comer pelo menos cinco maçãs por dia pode melhorar a função pulmonar.

Provavelmente graças a um antioxidante chamado quercetina encontrada na pele de maçãs, cebolas e tomates, informou a BBC .

E os benefícios para respiração não param por aí: um estudo de 2007 descobriu que as mulheres que comem muito dessa fruta são menos propensas a ter filhos com asma.

Combate resfriados 

Embora não chegue a ser tão eficiente quanto a laranja, a maçã é considerada uma boa fonte de vitamina C, que fortalece o sistema imunológico.

Uma fruta média possui cerca de oito miligramas dessa substância, o que equivale a cerca de 14 % da ingestão diária recomendada.

Pode combater câncer 

Em 2004, uma pesquisa francesa, divulgada no WebMD , descobriu que uma substância da maçã é capaz de ajudar na prevenção ao câncer de cólon.

Um novo estudo, realizado em Cornell, EUA, em 2007, encontrou compostos adicionais, chamados triterpenóides, que parecem lutar contra o câncer de cólon, fígado e mama.

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Diminui o risco de diabetes 

Um estudo publicado em 2012 no American Journal of Clinical Nutritiondescobriu que as maçãs, bem como pêras e amoras, estavam ligados a um risco menor de desenvolver diabetes tipo 2 por causa de uma classe de antioxidantes, antocianinas, que são também responsáveis para pela coloração frutas e vegetais.

Melhora as funções cerebrais 

Segundo o Good Housekeeping , a fruta tem sido associada a um aumento na produção de acetilcolina, que se comunica entre as células nervosas.

Isso faz com que a maçã possa ajudar a memória e diminuir as chances de desenvolver Alzheimer.

Uma dieta rica em antioxidantes pode ter efeitos semelhantes, por isso a maçã, que é particularmente rica em quercetina, é uma boa aposta, de acordo com pesquisa de 2004.

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