Nacional

7 Melhores Praias de Pernambuco

Recife Pernambuco

Peixinho fresco, queijo coalho na brasa, bolinho de tubarão e bolo de rolo – essas palavras remetem a algum lugar? Os amantes da boa culinária e de praias já devem saber que é de Pernambuco que estamos falando. O estado pode até ser pequeno em tamanho, mas possui um litoral de causar inveja a gigantes.

Pensar em Pernambuco é pensar em praias de águas esverdeadas, mornas, com piscinas naturais e coqueiros a perder de vista. A grande marca do lugar são seus inúmeros arrecifes, que além de servirem de casa para muitos peixes, permitem que as praias tenham um mar calmo, bom para crianças, com piscinas de todas as formas e tamanhos. Ficar boiando no mar, sem ver o tempo passar, é o programa perfeito para uma viagem pelo litoral pernambucano.

Se tem uma coisa importante numa viagem à Pernambuco, é ficar de olho na Tábua de Marés, o que torna site da Marinha o melhor aliado para tirar todo o proveito de uma viagem por essas bandas do Brasil. As piscinas naturais são formadas, na grande maioria das vezes, quando a maré está baixa, fato que ocorre duas vezes ao dia. É preciso saber que as fases da lua influenciam diretamente nas marés, e por isso, nem todas as luas são bacanas para encontrar a maré baixinha.

Pernambuco praias

Note que nas semanas de lua cheia e lua nova, a oscilação entre o ponto mais alto e mais baixo da maré é maior (perto de 0.0/0.1 e 2.5), logo, as marés ficam mais rasas e mais cheias nesse período e por isso são as melhores semanas para uma viagem. Não tem mistério, basta acompanhar o site para ver a condição da maré!

Nas competições entre as praias brasileiras, Pernambuco sempre encabeça os primeiros lugares das listas. Mérito de Fernando de Noronha, que guarda algumas das mais belas praias do Brasil. A disputa é até um pouco desleal, não tem pra ninguém!
São muitas praias bonitas, com os mais variados cenários como plano de fundo. Selecionamos aqui as melhores praias de Pernambuco, mas ressaltamos que apesar de termos escolhido apenas sete praias, esse número poderia ser bem maior e muitas praias maravilhosas ficaram de fora.

Confira nossa lista:

Baía do Sancho, Fernando de Noronha

Considerada a praia mais bonita do Brasil, a Baía do Sancho impressiona antes mesmo dos pés tocarem a areia. Na visão panorâmica da praia, obtida por cima do paredão rochoso que a cerca, são as nuances de azul e verde do mar em contraste com a areia clara as principais responsáveis pelos suspiros dos visitantes. É lindo, não dá para perder!

Baía dos Porcos, Fernando de Noronha

A Baía dos Porcos pode até ser pequena, mas sua beleza extrapola qualquer medida. Localizada no meio de paredão de pedras e com um tímido espaço de areia, a praia é uma das alternativas de mergulho preferidas de quem quer ter contato com peixes, tartarugas e arraias. Piscinas naturais com peixinhos formam-se nas laterais das praias, deixando ainda mais espetacular todo o cenário.

Praia do Leão, Fernando de Noronha

Bucólica e sossegada, a Praia do Leão é a eleita por inúmeras tartarugas para a desova. Com piscinas naturais na maré baixa e uma longa faixa de areia, essa é uma praia de areia fofa, mas de ondas um pouco traiçoeiras. A dica é procurar o Projeto Tamar para passar a noite na Tartarugada e ver de perto a monitoração das tartarugas e a desova.

Porto de Galinhas, Ipojuca

Voltando para a parte continental das praias de Pernambuco, não há como esquecer Porto de Galinhas, que oferece ótima estrutura aos turistas, sem deixar por menos no quesito “beleza”.  As piscinas naturais cheias de peixes, acessíveis através de jangadas, são o ponto alto dessa praia, que conquista corações Brasil afora.

Praia dos Carneiros, Tamandaré

Coqueiros a perder de vista, água cristalina e rasa, com direito a piscinas naturais na maré baixa – esse é o cenário na Praia dos Carneiros. A vantagem dessa praia é que suas piscinas estão próximas da faixa de areia e é possível ir caminhando até elas para observar os peixes. A dica é passar o dia na praia e aproveitar para fazer um passeio de barco pelas proximidades, onde se vê mangue, banco de areia e até praia com argila.

Calhetas, Cabo de Santo Agostinho

O charme de Calhetas é ser uma praia pequena com todos os elementos que formam um visual paradisíaco: pedras, coqueiros e o mar, claro, com aquele barulhinho ideal para descansar.  O lugar possui um lindo visual quando visto de cima dos morros próximos e é bastante disputado nos finais de semana, por isso deixe sua visita para um dia útil.

Boa Viagem, Recife

Na capital pernambucana é Boa Viagem a grande campeã de visitas. A praia é extensa e tem uma coloração esverdeada, com famosas piscinas naturais na maré baixa. O mar, na grande maioria das vezes, é tranquilo devido à proteção dos arrecifes. Apesar de bonita e com excelente estrutura, fica o lembrete de ter cuidado ao entrar na água, pois a área está sujeita a ataques de tubarões.

fonte: melhores destinos

Veja também no Portal AVôVó:

Melhores praias no Brasil para visitar

AnteriorPróximo
O Avôvó é um portal colaborativo criado especialmente e inteiramente dedicado a um público cada vez mais conectado: a terceira idade. Aqui, não só o idoso se sente em casa. Nosso objetivo é também levar conteúdo relevante para familiares, amigos e profissionais que cuidam dessas gerações que chegam à melhor idade redefinindo conceitos e com cada vez mais interatividade e independência, mostrando que idade é só um número.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *