Nacional

7 melhores festas juninas do nordeste brasileiro

Melhores festas juninas: prepare-se para uma explosão de cores e ritmos durante os festejos de São João pelo Nordeste brasileiro.

Conheça as 7 maiores e melhores festas juninas do Brasil e porquê visitá-las.

Depois do Carnaval, possivelmente são as festas juninas as maiores representantes da cultura popular do Brasil.

Basta ver as multidões que se reúnem para celebrar São João, Santo Antônio e São Pedro, especialmente nos estados do Nordeste.

É chegada a hora então de se preparar para comer muitas comidas típicas de festa junina e embalar no ritmo das quadrilhas.

A seguir, a gente lista as 7 maiores e melhores festas juninas pelo Brasil.

São João de Campina Grande (Paraíba)

Melhores Festas Juninas do Brasil - Campina Grande, Paraíba

Autodenominada como o “maior festa de São João do mundo”, a festa de Campina Grande, no agreste da Paraíba, se estende por nada menos que um mês inteiro.

Em 2016, será de 3 de junho a 3 de julho, com centenas de atrações acontecendo no imenso Parque do Povo, que sedia o evento desde 1983.

São João de Caruaru (Pernambuco)

Melhores Festas Juninas do Brasil - Caruaru, Pernambuco

Na cidade denominada “Capital do Forró”, é de esperar que também dispute-se pelo título de maior festa de São João do mundo.

E em Caruaru, no agreste pernambucano, a animação é, de fato, intensa.

São quase 500 shows acontecendo em seis polos pelo município, quadrilhas com até 4 mil pessoas, forrós, festival de comidas gigantes e desfiles que lotam o Pátio de Eventos Luiz Gonzaga.

Neste ano, entre 4 a 29 de junho, a cidade se enfeitará com mais de 50 mil metros de bandeiras, 60 bonecos temáticos e centenas de balões.

Forró Caju – Aracaju (Sergipe)

Melhores Festas Juninas do Brasil - Aracaju, Sergipe

De 18 a 29 de junho, a capital sergipana realiza seu evento mais popular: o Forró Caju.

Todo ano, cerca de um milhão de pessoas se reúnem na praça de eventos Hilton Lopes, para dançar ao som de sanfonas e zabumbas e assistir a quase 200 shows de cantores, bandas e quadrilhas.

Mossoró Cidade Junina (Rio Grande do Norte)

Melhores Festas Juninas do Brasil - Mossoró, Rio Grande do Norte

Uma das mais tradicionais festas juninas do Nordeste, a Mossoró Cidade Junina, comemora 20 anos em 2016.

O evento acontece de 4 a 26 de junho na simpática cidade do oeste potiguar, a 3,5 horas de Natal.

A festa também dá destaque aos talentos locais, através do espetáculo “Chuva de Bala”, encenado em frente à Capela de São Vicente, e que conta a história dos mossoroenses que expulsaram o bando de Lampião da cidade em 1927.

Salvador (Bahia)

Melhores Festas Juninas do Brasil - Salvador, Bahia

Se a Bahia quase sempre é associada ao Carnaval, no mês de junho a folia muda de ritmo mas não diminui em nada a animação.

A capital Salvador e mais de cem outros municípios promovem uma variada programação de shows e festejos típicos de São João, atraindo verdadeiras multidões.

Em Salvador, são mais de 100 shows gratuitos no Pelourinho e no Subúrbio Ferroviário, e toda a cidade se enfeita com intervenções artísticas inspiradas na cultura popular da Bahia.

Bumba-Meu-Boi, São Luís (Maranhão)

festas juninas - bumba meu boi - sao luis

Uma tradição que remonta desde o século 18 segue firme e arrasta multidões todo ano em São Luís do Maranhão.

É a festa do Bumba-Meu-Boi, que começa no dia de Santo Antônio (13 de junho) e vai até o dia de São Marçal (30).

Grupos folclóricos de todo o estado se encontram nas ruas da capital maranhense para contar a história da escrava Catirina e seu marido, que precisam ressuscitar o animal que haviam matado.

Os integrantes se apresentam ao redor de bois coloridos, num festival marcado por danças e ritmos.

O principal palco de shows e atividades culturais é a Praça Maria Aragão, que recebe o nome de “Terreiro da Maria” durante o período.

Além das tradicionais barracas de palha, os palcos recebem personagens característicos da cultura local, como o Boi da Fé em Deus (sotaque de zabumba), Boi Brilho do Sol Nascente (sotaque de orquestra) e Boi de Maracanã (sotaque de matraca).

Cidade Junina, Teresina (Piauí)

Teresina, capital do Piauí, se transforma em “Cidade Junina” todo mês de junho, e atrai quase 200 mil pessoas para seus festejos de São João.

Em 2016, a festa se estenderá de 11 a 18 de junho, e terá um novo local: o Shopping Rio Poty, na Avenida Castelo Branco, no bairro Por enquanto. São mais de 40 shows musicais e 25 grupos de quadrilhas que se apresentam ao público e concorrem ao titulo de melhor do ano.

Há ainda trios elétricos, apresentações de humor, casamento comunitário, feira de artesanato e uma variada praça de alimentação com comidas típicas da região.

fonte: momondo

Aprenda a dançar forró, clicando aqui

AnteriorPróximo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *