Internacional, Nacional

7 dicas para viajantes da terceira idade

dicas de viagem para a terceira idade

A terceira idade é considerada por muitos um dos melhores momentos da vida para viajar. Com mais tempo disponível, menos gastos financeiros e responsabilidades, os idosos aproveitam essa época para conhecer lugares aos quais nuca tiveram tempo ou condições de ir.

Para garantir que a experiência seja boa, é importante ter em mente que com a idade mais avançada os cuidados na hora de viajar devem ser redobrados.

Passar alguns dias conhecendo um lugar novo pode ser muito desgastante, então os idosos e aqueles que os acompanham devem se planejar bem para garantir que tudo corra bem.

Pensando nisso, elaboramos sete dicas para garantir uma viagem tranquila:

Dicas de viagem para a terceira idade

1. Na hora de escolher o destino é importante ficar atento ao clima do local. Pessoas mais velhas não suportam bem temperaturas exageradamente altas ou baixas.

Assim, o ideal é buscar uma cidade que tenha um tempo ameno na época da viagem. Se de qualquer forma a opção for por um local quente, é essencial lembrar dos óculos de sol, do protetor solar e de beber muitos líquidos para se manter hidratado o dia inteiro.

Dicas de viagem para a terceira idade

2. Outro ponto a ser levado em consideração na hora de escolher o destino é seu grau de acessibilidade e conforto.

Ou seja, se os locais por onde vocês vão passar, desde hotéis até pontos turísticos, apresentam facilidades para a locomoção e permanência de idosos.

Algumas características que podem fazer a diferença são ter elevador, locais para sentar e poucas escadas.

Dicas de viagem para a terceira idade

3. Antes de ir é interessante consultar o médico que acompanha o idoso e lhe contar sobre a viagem.

Assim, ele poderá fazer as recomendações mais adequadas para que tudo ocorra bem.

É importante lembrar de levar remédios em quantidade suficiente para toda a viagem e receitas, caso seja necessário comprá-los lá.

Além disso, se os viajantes costumam utilizar aparelhos como medidor de pressão e inalador, estes também devem estar na bagagem.

Dicas de viagem para a terceira idade

4. Os seguros viagem são importantes em qualquer idade, mas para os idosos representam um cuidado ainda mais imprescindível.

Seus preços costumam ser os mesmos até os 70 anos, e depois diversas empresas deixam de oferecer os planos, enquanto outras os modificam.

Algumas seguradoras não aumentam o preço, mas recomendam que os idosos façam um plano superior.

Existem outras que mantém o valor, mas diminuem a cobertura, e muitas que optam por aumentar o custo. Assim, o seguro provavelmente sairá mais caro, mas é um cuidado importantíssimo e que não pode ser deixado de lado.

Dicas de viagem para a terceira idade

5. Quando forem fazer a mala, a principal dica a ser seguida é evitar exageros.

Afinal, quanto maior ela estiver, mais difícil será carregá-la.

Assim, o ideal é escolher roupas e calçados básicos e confortáveis, que se encaixem em qualquer passeio e que estejam de acordo com a previsão do tempo do local.

Quer aproveitar melhor o espaço de sua mala, clique aqui

6. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), viagens com mais de quatro horas podem causar trombose e embolia pulmonar em idosos que não tomem as precauções necessárias.

Assim, se o destino escolhido for longe, é interessante tomar cuidado para evitar esses problemas.

Quer saber mais sobre a trombose, clique aqui

Algumas dicas são usar roupas confortáveis e meias elásticas, que ajudam a evitar trombose, se alongar antes e depois da viagem, tentar mudar sempre de posição na cadeira e caminhar bastante pelos corredores.

Dicas de viagem para a terceira idade

7. É importante evitar caminhadas muito longas. Para se locomover na cidade o ideal é utilizar o transporte público ou um carro para as maiores distâncias, deixando as caminhadas para percursos pequenos.

Na hora de distribuir os passeios, coloquem em dias diferentes aqueles que exigem andar mais, de modo a não realizar muita atividade física em um dia só.

Para que isso seja possível, é legal fazer uma programação que lhes permita conhecer os lugares desejados com calma e sem pressa.

fonte: aeroporto de Guarulhos SP

Veja também no Portal AVôVó:

9 dicas para idosos quando viajar de avião

 

AnteriorPróximo
O Avôvó é um portal colaborativo criado especialmente e inteiramente dedicado a um público cada vez mais conectado: a terceira idade. Aqui, não só o idoso se sente em casa. Nosso objetivo é também levar conteúdo relevante para familiares, amigos e profissionais que cuidam dessas gerações que chegam à melhor idade redefinindo conceitos e com cada vez mais interatividade e independência, mostrando que idade é só um número.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *