Nutrição

7 benefícios nutricionais da Castanha de Caju

Benefícios nutricionais da Castanha de Caju para os idosos

7 benefícios nutricionais da Castanha de Caju.

Delicadamente doce e crocante, a castanha de caju, além de deliciosa é fonte de antioxidantes, vitaminas e minerais essenciais para a saúde.


Castanha de Caju crua, torrada com ou sem sal é um dos ingredientes mais populares em pratos em todo o mundo.

Os benefícios de saúde de castanha de caju:

Castanha de caju faz bem aos idosos

–  As castanhas de caju são ricas em antioxidantes, vitaminas e minerais, essenciais para a saúde contém fibras solúveis e minerais que ajudam na promoção da saúde e proteção contra doenças;

–  Elas são ricas em ácidos graxos monoinsaturados , as gorduras amigas do coração e da circulação. 

–  Esses ácidos graxos essenciais ajudam a diminuir o LDL colesterol prejudicial e aumentar o bom colesterol HDL no sangue.

–  Estudos sugerem que a dieta mediterrânea, que é rica em ácidos graxos monoinsaturados ajuda a prevenir a doenças arterial coronariana e acidentes vasculares cerebrais, favorecendo a circulação;

–  São fontes de minerais essenciais.

–  Especialmente o manganês, potássio, cobre, ferro, magnésio, zinco e selênio.

–  Um punhado de castanhas de caju por dia na dieta fornece o suficiente destes minerais e pode ajudar a prevenir doenças;

–  O selênio é um micronutriente importante, que funciona como um coadjuvante para enzimas antioxidantes tais como peroxidases glutationa, um dos mais poderosos antioxidantes no corpo.

–  O cobre é um coadjuvante para produção de enzimas vitais, incluindo citocromo C-oxidase e superóxido dismutase (outra função minerais como co-factores para esta enzima são o manganês e zinco).

–  O zinco é um coadjuvante para muitas enzimas que regulam o crescimento e desenvolvimento, a função gonadal, a digestão, e a sínteses do ADN;

–  Elas também possuem muitas vitaminas essenciais, tais como o ácido pantoténico (Vitamina B5), piridoxina (vitamina B-6), riboflavina, tiamina e (vitamina B-1);

–  100 g nozes fornecem 0,147 mg ou 32% dos níveis diários recomendados de piridoxina.

–  Piridoxina reduz o risco de anemia.

–  A niacina ajuda a evitar problemas de pele e dermatites.

Além disso, estas vitaminas são essenciais para o metabolismo de proteínas, gorduras, hidratos de carbono ao nível celular;

As castanhas contém uma pequena quantidade de zea-xantina, um importante antioxidante, que é absorvido seletivamente na retina nos olhos.

Útil para funções de filtragem de raios UV e antioxidantes protetoras, também ajuda a prevenir a degeneração macular relacionada com a idade (DMRI) em idosos;

Seleção e armazenamento

Castanha de caju faz bem aos idosos

Castanha de caju está disponível no mercado durante todo o ano.

Em casa, mantê-las em recipiente hermético e manter na geladeira. 

Sob condições ideais as castanhas ficam frescas por 5 a 6 meses.

Na culinária

Benefícios nutricionais da Castanha de Caju para os idosos
Cajus têm textura crocante e amanteigada com um agradável aroma frutado doce. 

As castanhas de caju podem ser saboreadas em vários tipos de doces e sobremesas.

Alergias

Alergia é uma condição comum de hipersensibilidade em alguns indivíduos, especialmente nas crianças.

Os sintomas de reação podem variar desde simples coceira na pele (urticária) a forma grave de manifestações anafiláticas, incluindo dificuldade respiratória, dor abdominal, vômitos e diarréia.

As manifestações alérgicas são devidas ao ácido anacárdico composto químico (urushiol) que está presente nas castanhas de caju.

Reações cruzadas também pode ocorrer com algumas outras nozes e frutas da família Anacardiaceae, como manga, pistache, etc.

Os indivíduos com reações alérgicas conhecidas a castanha de caju e frutas devem ter cautela com alimentos que contenham estas castanhas.

Fonte: Biomarket

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