Finanças

6 passos para ensinar seus netos a lidar com o dinheiro

poupança para os netos

Oitenta por cento dos britânicos com netos abaixo dos 16 anos cuidam deles diariamente. A informação é de um relatório publicado no The Guardian e mostra como os avós têm um papel preponderante na educação dos jovens.
Num artigo da Reader’s Digest, é sublinhada a responsabilidade destes familiares na aprendizagem financeira dos netos, sobretudo porque se sabe que as crianças começam a desenvolver um pensamento ‘econômico’ a partir dos sete anos de idade.

Veja alguns das dicas que um conjunto de especialistas ouvidos pelo Reader’s Digest dão aos avós:

1. Não os estrague demais – crença e valor

ensinar seus netos a lidar com o dinheiro

Dar às crianças tudo aquilo que elas pedem não contribui para a sua felicidade a médio e longo prazo. Sem compreender o que é a contrariedade, as crianças tendem a acreditar que têm direito a exigir tudo.

2. Ensine-os a pensar no futuro

Pode parecer cedo, mas nesta altura explique à eles a importância de economizar, dando o seu próprio exemplo: fale que se não tivesse poupado ao longo da vida teria agora uma vida menos confortável.

3. Definam juntos os planos de poupança

Educação financeira aos netos

Ajude-o a encontrar um modo de economizar. Ter um objetivo pode ajudá-los a pensar a longo prazo e motivá-los a poupar dinheiro em vez de gastá-lo imediatamente com guloseimas ou jogos.

4. Ensine-os a trabalhar para ganhar dinheiro

Quando estiverem um pouco mais velhos, peça-os para ajudar a fazer trabalhos em sua casa ou no seu jardim e, em troca, recompense-os com algum dinheiro. Eles não só irão compreender o valor de trabalhar, como perceberão que o dinheiro não aparece magicamente do nada.

5. Mostre à eles como gerir um orçamento

Educação financeira aos netos

Quando os netos forem a um programa com amigos, dê-lhes algum dinheiro para o dia. Por exemplo, para comprarem um ingresso de cinema e pipocas. Mas faça as contas e explique que se gastarem nas pipocas já não podem tomar um sorvete. Isso ajuda a mostrar que não podem ter tudo o que querem.

6. Dê o exemplo

Embora possa ter hoje uma vida mais confortável, ensine que é preciso reparar objetos ou reaproveitar restos de comida em vez de optar sempre pelo ‘novo’ . Eles precisam saber que cuidar dos objetos e não haver o desperdício é importante em sua vida.

Veja também no Portal AVôVó:

4 receitas de macarrão diferente para os netos

AnteriorPróximo
O Avôvó é um portal colaborativo criado especialmente e inteiramente dedicado a um público cada vez mais conectado: a terceira idade. Aqui, não só o idoso se sente em casa. Nosso objetivo é também levar conteúdo relevante para familiares, amigos e profissionais que cuidam dessas gerações que chegam à melhor idade redefinindo conceitos e com cada vez mais interatividade e independência, mostrando que idade é só um número.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *