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6 benefícios nutricionais da Jaca, uma fruta típica da primavera!

É tempo de primavera! Uma das estações mais bonitas do ano também é conhecida pela sua variedade de alimentos disponíveis para consumo. Dentre os grandes destaques da estação, enaltecemos a jaca, uma fruta altamente nutritiva, que pode proporcionar diversos benefícios para o bem-estar do nosso organismo. Confira 6 benefícios da fruta da primavera!

A jaca é uma das maiores frutas cultivadas, com um tamanho que pode ultrapassar 15cm e peso de até 15kg. Nativa da Ásia, a fruta tropical pertence à mesma família do figo e da amora, a Moraceae, e seu período de safra se inicia em novembro, o penúltimo mês da primavera.

Dona de um sabor doce, a jaca é fonte de minerais como cálcio, potássio, ferro, fósforo e vitaminas A, B e C que agem em busca de um organismo saudável e equilibrado, além de beneficiar a pele, deixando-a mais bonita e jovial.

jaca para idosos

Diversos estudos associam o consumo da jaca ao combate ao câncer e, de acordo com a nutricionista Paola Lisboa, essa associação se dá pelas suas propriedades nutricionais. “A jaca contém fito nutrientes em sua composição, como por exemplo, lignanas, isoflavonas e saponinas que conferem a capacidade de combater cânceres como de cólon e de pulmão”, explica a profissional que separou outras vantagens de acrescentar a jaca na alimentação saudável. Confira os 6 benefícios da jaca para seu organismo:

1. Rica em antioxidantes

O consumo da fruta da primavera ajuda a combater a ação dos radicais livres, prevenindo diversas doenças crônicas. Os antioxidantes também são responsáveis por retardar o envelhecimento precoce das células, proporcionando uma pele bonita, sem rugas ou flacidez.

jaca para idosos

2. Combate a pressão alta

Por ser rica em potássio, a jaca ajuda a prevenir problemas cardiovasculares, como o derrame ou o ataque cardíaco, além de diminuir os níveis da pressão arterial. Seu consumo regular também auxilia na queda dos níveis de sódio no sangue.

3. Fonte de fibras alimentares

jaca para idosos

O consumo da jaca está diretamente ligado ao combate às úlceras e outros transtornos digestivos graças à grande quantidade de fibras presentes em sua composição, ajudando a prevenir a constipação e favorecendo uma boa digestão. As fibras também são conhecidas por promoverem saciedade, prevenindo a gula no dia a dia.

4. Ossos saudáveis

jaca para idosos

Com alta quantidade de cálcio, a fruta tropical é aliada ao combate envelhecimento celular e à perda da massa muscular. A jaca ajuda a promover ossos saudáveis e resistentes, prevenindo o desenvolvimento futuro da osteoporose.

5. Previne anemia

jaca para idosos

Dona de um quadro nutricional incrível, a jaca repõe nutrientes essenciais para o organismo. Além disso, tem vitamina C em sua composição, nutriente que aumenta a absorção de ferro, mineral fundamental para a prevenção e o combate à anemia.

6. Aumenta a energia

Sabe aqueles dias em que a preguiça ameaça tomar conta? Experimente comer um pouco de jaca e se surpreenda com os resultados. A fruta é rica em açúcares, como a frutose, o que confere ao corpo bons níveis de energia para executar as atividades diárias.

fonte: taeq  e Paola Lisboa (CRN- 15100233) é nutricionista clínica e funcional

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