Lazer & Entretenimento

2 livros para ler na terceira idade com letras grandes

livros pra a terceira idade

Livros de literatura com letras grandes

A Editora Madamu é pioneira na publicação de livros de literatura com letras grandes, especialmente desenvolvidos para atender às necessidades de leitores que privilegiam o conforto da leitura.

Nossa Coleção Folhetim em Grande Estilo reúne grandes obras da literatura em livros no formato 16x23cm, papel de alta qualidade e textos em corpo 16 – letras 40% maiores do que o padrão do mercado.

A PROPOSTA

Tudo começou pela constatação de que os livros disponíveis no mercado editorial brasileiro são impressos com letras de tamanho 11 ou 12.

Em alguns casos, como as edições de bolso, é possível encontrar exemplares com letras até menores – opção para baratear o custo que prejudica ainda mais a leitura.

Uma pesquisa nos mercados internacionais mostrou que, lá fora, o livro de letras grandes é uma realidade, e atende perfeitamente às necessidades de leitores que privilegiam o conforto da leitura.

Além disso, por suas características, estes livros são também recomendados para leitores idosos ou aqueles com acuidade visual reduzida.

No entanto, nada parecido foi encontrado no Brasil.

Nossa investigação encontrou apenas um estudo sobre o tema, apresentado em 2011 por Rosâne Maria da Silva Vieira. Trata-se de uma tese de mestrado para a pós-graduação em Design da Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

LETRAS 40% MAIORES

Livros de Letras Grandes da Editora Madamu
Na imagem acima é possível observar a diferença do tamanho de letras de um dos livros da Editora Madamu e da mesma obra, em edição de bolso disponível nas livrarias.

Nossa opção por publicar livros com corpo 16 representa um aumento de 40% em relação ao padrão editorial.

BENEFÍCIOS DA LEITURA NA TERCEIRA IDADE

Diante do fato de que a população brasileira de terceira idade cresce ano a ano, e que não há opções para a leitura confortável deste público, a Editora Madamu decidiu apostar na publicação de livros de literatura com letras grandes.

Após consultar um time multidisciplinar, composto por geriatras, psicólogos, oftalmologistas, fisioterapeutas e cuidadores, nossa equipe estabeleceu os principais benefícios da leitura na terceira idade, e que nortearam o processo editorial dos livros:

  • O hábito da leitura favorece a manutenção da memória, a diminuição dos lapsos e dos déficits de atenção;
  • A socialização também é beneficiada pela leitura, pois permite ao idoso ampliar seu repertório e compartilhar conhecimentos com seus amigos e familiares;
  • A memória afetiva pode ser estimulada pela seleção de textos que remetam à época de infância do idoso, ou textos que tenham sido populares no passado, e que vão estimular o indivíduo a relembrar fatos marcantes de sua vida;
  • Sem opções de leitura confortável no mercado, as primeiras obras selecionadas para este público são romances clássicos com finais felizes, ou obras de caráter memorialista.

Seguramente há muitos outros benefícios que não relacionamos aqui, mas que os leitores poderão descobrir ao mergulhar nas páginas de algumas das mais belas histórias de todos os tempos, reunidas na coleção Folhetim em Grande Estilo.

Se quiser saber de outros livros para ler na terceira idade com letras normais, clique aqui

Veja 2 livros indicados com letras grandes

A Escrava Isaura - Edição ilustrada - 2018

A Escrava Isaura – Edição ilustrada – 2018

FICHA TÉCNICA

Título: A ESCRAVA ISAURA
Ano: 2018
Autor: Bernardo Guimarães
Páginas: 272
Formato: 16 x 23 cm
Acabamento: Brochura
ISBN: 978-85-52934-02-8

DESCRIÇÃO
Lançada em 1875, a obra mais conhecida de Bernardo Guimarães reúne algumas características que a distinguem dos textos de outros autores de sua época.

Sua linguagem é bem mais simples do que aquela adotada por Machado de Assis ou José de Alencar.

Com o propósito de alcançar popularidade e combater o pensamento escravocrata, era fundamental que o texto pudesse ser lido e apreciado pelo maior número possível de pessoas.

Sua popularidade atravessou décadas, oceanos e idiomas.

Graças às versões em telenovela, a história da escrava branca tornou-se, sem dúvida, o maior e mais popular folhetim da literatura brasileira – conhecido em mais de 140 países.

Por este motivo, e por suas qualidades literárias, A Escrava Isaura foi escolhida pela Editora Madamu para inaugurar a Coleção Folhetim em Grande Estilo, que apresenta obras clássicas em letras grandes.

Para ilustrar esta edição da Escrava Isaura, a Editora Madamu realizou uma minuciosa pesquisa histórica e descobriu, na Cinemateca Brasileira, imagens da primeira Isaura das telas.

Trata-se da versão cinematográfica lançada em 1929, da qual restam apenas fotografias, que até agora não tinham sido publicadas em livro.

Outro destaque deste lançamento é o retorno ao estilo original da escrita de Bernardo Guimarães.

Para isso, a equipe da Editora Madamu cotejou o presente texto com aquele encontrado em uma rara e centenária edição da Livraria Garnier.

Assim, foi possível restabelecer a pontuação original da obra.

SOBRE O AUTOR

Bernardo Joaquim da Silva Guimarães nasceu em Ouro Preto, em 1825.

Foi um dos maiores escritores brasileiros, sendo mundialmente conhecido pela trama de A Escrava Isaura.

Morreu na sua cidade natal em 1884, tendo seu talento reconhecido pelo patronato da Cadeira nº 5 da Academia Brasileira de Letras

COLEÇÃO FOLHETIM EM GRANDE ESTILO

As edições da Coleção Folhetim em Grande Estilo foram desenvolvidas para leitores que privilegiam o conforto da leitura, inclusive idosos ou com acuidade visual reduzida.

Os livros possuem formato 16x23cm, papel selecionado para oferecer conforto de leitura e textos em corpo 16 – o que representa um aumento de 40% em relação ao tamanho de letra convencional.

As obras da Editora Madamu não são encontradas em livrarias. Só podem ser adquiridas em nossa loja virtual.

Veja o link da Editora para compras virtuais

Os Amores de Philippe – Edição Ilustrada – 2018

Os Amores de Philippe - Edição Ilustrada - 2018
FICHA TÉCNICA

Título: OS AMORES DE PHILIPPE
Ano: 2018
Autor: Octave Feuillet
Tradução: Valéria Toledo
Páginas: 208
Formato: 16 x 23 cm
Acabamento: Brochura
ISBN: 978-85-52934-04-2

DESCRIÇÃO
Caro leitor,

É verdade! Você nunca ouviu falar deste romance! Apesar do reconhecimento internacional, Os amores de Philippe é praticamente desconhecido dos leitores de língua portuguesa. Por isso, permita-me tecer alguns esclarecimentos.

“Les amours de Philippe” foi publicado na França em 1877, quando seu autor já gozava de enorme prestígio – Feuillet era membro da Academia Francesa desde 1862.

O lançamento despertou a atenção de um editor do Brasil que encomendou, a toque de caixa, a tradução para o português.

Assim, antes mesmo do fim daquele ano, os brasileiros conheceram “Os amores de Filipe”, na versão da Livraria Garnier, do Rio de Janeiro.

Trinta anos depois, foi a vez da Livraria Chardron, de Lisboa, encomendar nova tradução e oferecer aos portugueses a obra de Feuillet.

Em 2018, após 140 anos, a Editora Madamu oferece esta nova tradução – que é a terceira em língua portuguesa, e separada de sua antecessora lusitana por décadas de um esquecimento que consideramos injusto.

Com notas e ilustrações, nossa edição convida o leitor a mergulhar em uma atmosfera romântica e aristocrática, para acompanhar uma trama que ainda hoje envolve, seduz e surpreende.

Por fim, uma explicação sobre a forma.

O leitor logo perceberá que a pontuação deste texto não segue os usos e costumes atuais.

Na medida do possível, procuramos resgatar a pontuação original de Feuillet, a fim de mostrar como sua prosa era criativa, dinâmica e elegante.

Este grande exemplar do folhetim francês foi selecionado para integrar a Coleção Folhetim em Grande Estilo, que apresenta obras clássicas em letras grandes.

ENREDO
Philippe de Boisvillier nasceu em uma aristocrática família da Provence. Como era comum no séc. XIX, desde garoto o seu casamento com a prima Jeanne estava acertado.

Mas ele não gostava nem um pouco dela.

Quando concluiu os estudos no Liceu Louis Le Grand, deveria voltar para a cidade natal, casar com a prima e assumir as propriedades da família.

Contudo, Philippe convenceu o pai de que ele seria mais bem-sucedido estudando Direito em Paris…

E ao viajar para a capital, deixaria para trás o tormento de um casamento forçado com a odiosa prima.

Mas o destino colocaria Jeanne outra vez em seu caminho, de forma surpreendente!

COLEÇÃO FOLHETIM EM GRANDE ESTILO
As edições da Coleção Folhetim em Grande Estilo foram desenvolvidas especialmente para leitores que privilegiam o conforto da leitura, inclusive idosos ou leitores com acuidade visual reduzida.

Os livros possuem formato 16x23cm, papel com brilho reduzido e textos em corpo 16 – o que representa um aumento de 40% em relação ao tamanho de letra convencional.

As obras da Editora Madamu não são encontradas em livrarias.

Só podem ser adquiridas em nossa loja virtual.

Veja também no Portal AVôVó:

20 livros que você jamais vai esquecer que leu !

AnteriorPróximo

2 Comments

  1. A coleção tem apenas 3 livros? com letras grandes…. tenho uma enteada que tem 9 anos, apaixonada por leitura, porém ela tem deficiência visual, parcial. Tenho muita dificuldade de encontrar livros com letras maiores e negrito para ela. Vocês teriam mais opções. Espero que possam ajudar a mim e principalmente a ela.

    1. Mayara, grata pelo contato. Fizemos essa matéria exatamente pela dificuldade encontrada em achar editoras que se preocupam com essa causa. Encontramos muitas Bíblias, mas o número de títulos ainda é inexpressivo. Continuaremos procurando em função da sua solicitação e tão logo encontremos, informaremos à você. Beijos e continue com a gente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *