Receitas Doces

10 receitas incríveis para amantes de café

café

Uma bebida saboreada há cerca de mil anos, o café sem dúvida possui uma série de curiosidades. Listamos abaixo algumas delas, juntamente com informações interessantes para aqueles que querem saber mais sobre esta bebida:

A palavra “café” vem do árabe Kahoua ou Qahwa (o excitante) e designa: o fruto do cafeeiro; bebida preparada por infusão de água quente com café torrado e moído; lugar público onde se tome café ou outras bebidas; cor café, um marrom escuro que lembra o grão de café torrado.

DE ONDE VEM O CAFÉ?

Segundo a lenda, há muito tempo atrás, um jovem pastor chamado Kaldi, tomando conta do seu rebanho de cabras em uma montanha árida e ressecada na Absínia, hoje Etiópia – onde somente algumas pobres moitas esqueléticas conseguiam incrustar suas raízes nas rochas -, observou que, durante a noite, alguns de seus animais desapareciam atrás da montanha durante algumas horas, e voltavam saltitantes. Kaldi ficou irrequieto, pois estava convencido que suas cabras estavam possuídas pelo diabo. Uma noite ele seguiu os seus animais e os viu pastarem com um notável prazer pelos pequenos grãos vermelhos que se encontravam sob o arbusto que nunca tinha visto. No final de alguns minutos desta refeição imprevista, as cabras e o “velho bode” começaram a dançar à luz da lua.

Kaldi recolheu alguns grãos e os comeu com tanto prazer que ficou na sua boca uma agradável sensação de frescor. O resultado foi inesperado: assim como os carneiros, Kaldi começou a dançar. Nunca houve na Terra um pastor Tão alegre. Kaldi comentou sobre os frutos com um monge da região, que decidiu os experimentar. O monge apanhou um pouco das frutas e levou consigo até o monastério. Ele começou a utilizar os frutos na forma de infusão, percebendo que a bebida o ajudava a resistir ao sono enquanto orava ou em suas longas horas de leitura do breviário. Esta descoberta se espalhou rapidamente entre os monastérios, criando uma demanda pela bebida. As evidências mostram que o café foi cultivado pela primeira vez em monastérios islâmicos no Yêmen.

receitas de café para os amantes de café

Não há dúvidas de que o café é a bebida preferida de muita gente. Seja no trabalho, na padaria ou em casa, aquela pausa para o cafezinho é quase sagrada.
Porém tem gente que é simplesmente viciada em café e que poderia tranquilamente acrescentar a bebida a todos os pratos e refeições possíveis – eu me encaixo nessa categoria! Para essas pessoas, selecionamos receitas deliciosas que possuem um toque todo especial do maravilhoso café!

1 – Pudim de café

Confesso que esse é minha sobremesa preferida! Essa receita é bem prática e fica incrível – como tudo que tem café, não é?!

receitas-viciados-cafe-1

Ingredientes:
– 1 lata de leite condensado;
– A mesma medida de café coado bem forte;
– 3 ovos;
– Grãos de café para decorar;
– 2 xícaras de açúcar;
– 1 xícara de água.
Modo de preparo:

Bata todos o leite condensado, o café e os ovos no liquidificador por dois minutos. Caramelize uma forma metálica para pudim (com buraco no meio) com o açúcar e a água. Despeje a mistura do pudim na forma e leve para assar em banho-maria por 45 minutos em forno a 180º C. Deixe esfriar, desenforme, decore com grãos de café e sirva.

2 – Chocafé Quente

Essa dica vale para os dias mais frios e une duas das maiores maravilhas do mundo: chocolate e café!

receitas-viciados-cafe-2

Ingredientes:
– 3 colheres (sopa) de amido de milho;
– 1 litro de leite;
– 1 xícara (chá) de Café;
– 1 lata de leite condensado;
– 5 colheres (sopa) de chocolate em pó;
– chocolate em pó para polvilhar.
Modo de preparo:

Dissolver o amido no leite e levar ao fogo junto com o café, o leite condensado e o chocolate, mexendo sempre, até ferver e engrossar. Colocar em canecas e polvilhar chocolate em pó.

3 – Arroz Doce de Café com Calda de Ameixa

Hmmm!

receitas-viciados-cafe-3

Ingredientes:
– 1 xícara de arroz;
– 1 colher de sopa de Café Solúvel;
– 700 ml de leite;
– 4 cascas de canela;
– 1 lata de leite condensado.
Calda:
– 1 xícara de ameixas pretas picadas;
– 1 xícara de água;
– ½ xícara de açúcar refinado.

Modo de preparo:

Cozinhe o arroz com o leite, a canela e o café até ficar macio. Junte o leite condensado e deixe em fogo baixo até dissolver, mexendo sempre. Para a calda, junte todos os ingredientes e leve ao fogo para engrossar um pouquinho. Sirva as taças de arroz com a calda de ameixas. Pode ser congelado.

4 – Brigadeiro de café

Mais uma receita dos deuses que nós, viciados, adoramos!

Ingredientes:
– 1 lata de leite condensado;
– 1 colher (sopa) de café solúvel;
– 1 colher (sopa) de manteiga;
– 1 xícara (chá) de nozes moídas;
– 1 xícara (chá) de Chocolate em Pó;
– grãos de café para decorar.
Modo de preparo:

Em uma panela, coloque o Leite Condensado com o café solúvel e a manteiga. Misture bem e leve ao fogo baixo, mexendo sempre até desprender do fundo da panela (que corresponde a cerca de 10 minutos). Retire do fogo, misture as nozes, passe para um prato untado com manteiga e deixe esfriar. Com as mãos untadas, enrole em bolinhas e passe-as no Chocolate em Pó. Sirva em forminhas de papel decoradas com os grãos de café.

5 – Brownie com café solúvel

Que pode ficar ainda mais perfeito se acompanhado com uma boa xícara de… chá! (Só para não parecer tão viciada assim Hahaha)

receitas-viciados-cafe-5

Ingredientes:

– 100 gramas de chocolate meio amargo picado;
– 1/2 xícara (chá) de manteiga gelada em cubinhos;
– 2 ovos;
– 1 1/4 xícara (chá) de açúcar;
– 1 colher (chá) de essência de baunilha;
– 3 colheres (sopa) de café solúvel;
– 2 colheres (sopa) de licor de café de café;
– 3/4 xícaras (chá) de farinha de trigo;
– 1/2 colher (chá) de fermento químico.

Modo de preparo:

Aqueça o forno a 180 ºC. Unte umaforma quadrada, com 21 cm de lado, com manteiga e polvilhe farinha de trigo. Reserve.
Em uma panela, derreta o chocolate e a manteiga em fogo baixo até obter uma mistura lisa. Deixe amornar. Em uma tigela, bata com uma colher os ovos, o açúcar, a baunilha, o café e o licor até engrossar. Junte o chocolate e incorpore.
Em outra tigela, peneire a farinha de trigo e o fermento. Junte à massa e bata com uma colher de pau, misturando bem. Coloque a massa na forma e asse por 20 minutos ou até que, ao enfiar um palito no centro, ele saia úmido. Deixe esfriar na forma, corte em pedaços e sirva.

6 – Pastel de Banana com Café e Creme de Avelãs

receitas-viciados-cafe-6

 

Ingredientes:
– ½ pacote de massa de pastel pronta redonda;
– 1 colher (sopa) de café solúvel;
– 2 bananas nanicas;
– 2 colheres (sopa) de creme de avelãs;
– 1 gema de ovo para pincelar os pasteis;
– Açúcar de confeiteiro para peneirar por cima (opcional).
Modo de preparo:
Estique um papel plástico na bancada e espalhe as massas de pasteis. Coloque o creme de avelã com uma colher, a rodela de banana e, por fim, o café solúvel. Use o filme plástico para ajudar no fechamento.
Espalhe água em volta da massa para selar o fechamento do pastel. Pincele gema de ovo e leve ao forno a 180ºC por aproximadamente 25 minutos. Quando estiver pronto, polvilhe açúcar de confeiteiro.

7 – Tapioca de café com doce de leite e chocolate

Uma amostra do paraíso!

receitas-viciados-cafe-7

Ingredientes:
– 500 gramas de polvilho doce;
– 200 ml de café expresso ou coado;
– 150 mililitros de água;
– 1 colher (café) de sal;
– doce de leite a gosto;
– chocolate meio amargo ralado a gosto.
Modo de preparo:

Em uma tigela grande, misture o polvilho e o sal e hidrate com o café e a água. Vá colocando os líquidos aos poucos e mexendo com as mãos. A massa deve ficar úmida, mas sem grudar nos dedos. Se estiver bem seca é sinal de que precisa de mais líquido.Depois peneire com uma peneira grossa. Pegue a massa na quantidade de uma escumadeira e jogue na tapioqueira ou frigideira bem quente, em fogo alto (200 ºC a 220 ºC). Espalhe a massa pela frigideira, sem deixar buracos, e deixe cozinhar até que a massa desgrude da panela (cerca de 1 minuto). O ideal é que a massa fique fininha.

Ainda na frigideira, coloque o doce de leite e o chocolate a gosto e feche a tapioca ao meio. Depois é só salpicar chocolate ralado em cima.

8 – Fudge de Café

Dica para substituir os ovos de páscoa e matar a vontade de chocolate – e café!

receitas-viciados-cafe-8

Ingredientes:
– 500 gr de chocolate meio amargo de cobertura;
– 200 gr de Creme de leite;
– 1 xícara de café expresso;
– 250 gr de Leite condensado;
– 1 cálice de licor Mandarino;
– Grãos de café para enfeitar;
– 1 colher (chá) de essência de baunilha.
Modo de preparo:

Divida o chocolate pela metade em duas vasilhas de vidro. Na primeira vasilha, coloque o creme de leite e leve para o microondas por aproximadamente 50 segundos para derreter. Retire e mexa bem. Se ainda não estiver totalmente derretido, coloque mais alguns segundos.Adicione o licor e mexa bem para que ele fique bem incorporado ao chocolate. Coloque a mistura na forma forrada com papel e leve para geladeira. Enquanto isso, adicione o leite condensado na outra vasilha com o restante do chocolate e faça o mesmo procedimento do microondas.

Acrescente o expresso, a baunilha e misture muito bem. Deixe esfriar um pouco e leve à geladeira. Quando a mistura que está na geladeira estiver quase sólida (depois de 10 ou 15 minutos), despeje essa outra mistura de chocolate e deixe por mais duas horas.Depois, corte em quadradinhos e enfeite com grãos de café.

Dica: os tempos de microondas variam, por isso, comece com 30 segundos e retire a mistura. Mexa bem e depois coloque mais 20 até ele estar totalmente derretido.

9 – Tiramisù

Uma sobremesa italiana criada na década de 70 que ainda conquista o paladar de muitos viciados em café – e é uma delícia. Sério!

Ingredientes:

– 400 g de ricota;
– 3 colheres (sopa) de açúcar;
– 1 lata de Creme de Leite;
– meia colher (chá) de essência de baunilha;
– 2 colheres (sopa) de café solúvel;
– meia colher (sopa) de licor de amêndoas;
– 1 pacote de biscoito tipo champagne;
– meio tablete de Chocolate Meio Amargo picado (85 g);
– 1 colher (sopa) de Chocolate em Pó.

Modo de preparo:

Em um liquidificador, bata a ricota com o açúcar, o Creme de Leite e a essência de baunilha. Reserve. Dissolva o café solúvel em 1 xícara (chá) de água e adicione o licor. Passe os biscoitos por essa mistura e monte camadas alternadas com o creme e o Chocolate picado, em uma forma de bolo inglês (25 x 9 x 7cm) ou em um refratário com as mesmas dimensões. Termine com o creme e polvilhe o Chocolate em Pó. Sirva gelado.

10 – Café com sorvete e pé de moleque

receitas-viciados-cafe-10

Ingredientes:

– ½ xícara de Café gelado;
– 1 bola de sorvete de creme;
– 1 colher (sobremesa) de doce de leite;
– Pé de moleque a gosto.

Modo de preparo:

Coloque o doce de leite em uma xícara ou copo alto. Despeje o café e coloque a bola de sorvete. Cubra com pé de moleque e aproveite!

Fonte: ti

Veja também no Portal AVôVó:

https://www.avovo.com.br/conheca-melhor-o-cafe-ele-faz-bem-ou-mal-saude/

 

AnteriorPróximo
Claudio Mello
O Avôvó é um portal colaborativo criado especialmente e inteiramente dedicado a um público cada vez mais conectado: a terceira idade. Aqui, não só o idoso se sente em casa. Nosso objetivo é também levar conteúdo relevante para familiares, amigos e profissionais que cuidam dessas gerações que chegam à melhor idade redefinindo conceitos e com cada vez mais interatividade e independência, mostrando que idade é só um número.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *