Sopas

10 receitas de sopas para os idosos se deliciarem

sopas de inverno fazem bem aos idosos

O ano está passando rápido  demais. E o inverno já está entre nós, estação do ano tão fria, muito amada ou odiada. Mas quem é que não gosta de se enrolar na coberta em uma noite fria? Bom mesmo é ver um filminho ou um seriado! E claro, aproveitar as sopas, os fondues, chás, entre outras delícias.

Sopas são extremamente nutritivas, aquecem corpo e alma e são ótimas para comer a noite pois são de fácil digestão (e como sabemos, nosso metabolismo diminui durante a noite). Elas também podem ajudar a desintoxicar e emagrecer, então é uma ótima escolha para quem andou ganhando uns quilinhos a mais.

É um alimento antigo, pesquisadores afirmam sua presença desde a pré-história! E o legal é que está pelo mundo todo, cada país tem uma sopa tradicional que tem sua cara, como por exemplo: o Japão e o missoshiro, o Brasil e o caldinho de feijão, a Itália e o Minestrone, Portugal e a canja (que aliás é muito presente aqui também né? Quem nunca ficou doente ou de ressaca e ouviu um “toma canja que cura”?).

Como preparação para o inverno que vai trazer o friozinho (aqui em São Paulo já chegou chegando!) que tal aprender 10 receitas de sopas deliciosas? Confiram!

1) SOPA CREME DE ERVILHA

sopa para idosos
foto ilustrativa

Ervilha é rica em proteína e antioxidantes. É também um vegetal de baixa caloria.

Ingredientes: 1 colher (sopa) azeite; 2 dentes de alho picado; 1 cebola bem picadinha; 1 cenoura grande (em cubos), 1/2 xícara de aipo picado; 1 batata pequena (em cubos). 2 xícaras Caldo de legumes (de preferência caseiro); 2 xícaras de água; 1 xícara de ervilhas; sal e pimenta do reino moída.

Modo de Preparo: Aqueça o azeite em 1 panela grande. Refogue o alho, cebola, cenoura e aipo por 5 minutos, até ficarem macios. Adicione batata, caldo de carne, água e ervilhas secas. Tempere com o sal (pouco!) e a pimenta. Deixe ferver, reduza o fogo, tampe e cozinhe por 45 minutos. Permita a sopa esfriar um pouco. Transfira para o liquidificador e bata até ficar homogêneo.

2) SOPA CREME DE BRÓCOLIS

sopa para idosos
foto ilustrativa

Brócolis tem benefícios anti inflamatórios e anti cancerígenos.

Ingredientes: 1 colher de azeite, 1 cebola média picadinha, 1 maço grande de brócolis picado, 4 xícaras de caldo de legumes, 1/2 xícara de aipo, 3 dentes de alho picado, 2 xícaras de água, sal, pimenta do reino, salsa picada, ricota light para finalizar.

Modo de preparo: Refogue a cebola, alho e aipo no azeite. Acrescente o brócolis, o caldo e a água. Tempere com sal e pimenta. Abaixe o fogo e cozinhe por aproximadamente 10 minutos. Espere amornar e processe. Finalize com salsa picada e ricota.

3) SOPA DE ABOBORA, COUVE E GENGIBRE

sopa para idosos
foto ilustrativa 

Abóbora é rica em fibras. Fonte de vitamina A e cálcio. O gengibre é um ótimo aliado para emagrecer.

Ingredientes: 1/2 colher de óleo de canola, 1 cebola média picada, 2 dentes de alho picados, 1kg abóbora descascada em cubos, 4 xícaras de água, sal, pimenta do reino, noz moscada, gengibre ralado, salsa, 4 folhas de couve picadas finamente.

Modo de preparo: Refogue a cebola e o alho. Acrescente a abóbora. Adicione a água e tempere com sal e pimenta. Cozinhe por 30 minutos. Acrescente uma “pitada” de gengibre, processe a sopa, tempere com a noz moscada. Finalize com a salsa picadinha e a couve.

4) SOPA VERDE

sopa verde para idosos
Ingredientes:

2 inhames médios em cubos, 1 abobrinha média em cubos, 3 dentes de alho picadinhos, 2 cebolas médias picadinhas, 1 folha de couve em tiras largas, azeite, sal, pimenta do reino, tomilho, água.
Modo de preparo: 

Refogue o alho e a cebola no azeite, acrescente os legumes e deixe uns minutos. Tempere com sal e pimenta. Cubra com água. Cozinhe com o tomilho, até tudo estar macio. Bata no liquidificador. Sirva quente.

5) SOPA DE MANDIOQUINHA COM MÚSCULO

sopa para idosos
foto ilustrativa

A mandioquinha tem propriedades anti fúngicas e anti cancerígenas.

Ingredientes: 350g de músculo ou paleta em cubos pequenos, 2 colheres (sopa) de óleo, 1 litro de água, 1 folha de louro, 3 xícaras (chá) de mandioquinha em cubos, 2 xícaras de cenoura em rodelas, sal, pimenta, 1 cebola grande picadinha, 2 dentes de alho picados, cebolinha.

Modo de preparo: Aqueça o óleo, coloque a carne temperada com sal e deixe dourar. Acrescente a cebola e o alho, refogue. Adicione o louro, a mandioquinha, cenoura e tempere com sal e pimenta. Cubra com água e deixe cozinhar. Finalize com a cebolinha.

6) SOPA DE MACARRÃO COM LEGUMES

sopa para idosos
foto ilustrativa

Esta sopa é rica em carboidratos, então cuidado para não exagerar, principalmente se for comer no jantar. É rica em proteínas e vitaminas! Super saudável!

Ingredientes: 1 cebola média picada, 2 dentes de alho amassados, 250g de carne bovina, 1 tomate picadinho sem sementes, 2 batatas em cubos, 1 cenoura em cubos, 2 mandioquinhas em cubos, 1 xícara de ervilha, 2 xícaras macarrão, sal, pimenta, salsa picadinha, água, 1 folha de louro.

Modo de preparo: Doure a carne temperada no óleo, refogue o alho e a cebola. Acrescente o tomate e os legumes. Junte a água e o louro, tempere e deixe cozinhar. Quando tudo estiver macio, acrescente o macarrão (veja se a água é suficiente). Acerte os temperos, finalize com salsa.

7) SOPA DE COGUMELOS

sopas para os idosos faz bem

Cogumelo é anti cancerígeno, rico em fibras e proteínas.

Ingredientes: 2 batatas grandes em cubos, .6 xícaras (chá) de caldo de legumes, 1 xícara (chá) de vinho branco seco, 250 g de cogumelos frescos, 2 dentes de alho amassados, 4 colheres (sopa) de azeite, salsa, sal, pimenta do reino e noz moscada, 1 cebola em cubos.

Modo de preparo: Refogue o alho e a batata. Cozinhe no caldo de legumes com um pouco de sal. Processe essa base. Refogue a cebola, acrescente os cogumelos e o vinho branco. Deixe evaporar. Tempere com sal, pimenta e noz moscada. Junte com a batata batida, e finalize com salsa picada.

8) CANJA

sopa para idosos
foto ilustrativa

O frango é fonte de proteínas e possui baixo teor de gordura. Fonte de energia, é rico em vitamina B6 e B3.

Ingredientes: 1 colher óleo, 1 litro de água, 3 dentes de alho amassado, 1 cenoura em cubos, 1/2 xícara de arroz, 1/2 kg peito de frango, 1 cebola em cubos, salsa a gosto, sal, pimenta do reino, 1 folha de louro.

Modo de preparo: Refogar parte do alho e a cebola no óleo. Juntar o frango com a água, sal e a folha de louro. Cozinhe. Coe, mas não descarte o líquido! Desfie o frango. Refogue a parte restante do alho e cebola, acrescente a cenoura, o arroz, tempere com sal e pimenta e junte o líquido reservado com o granfo desfiado. Finalize com a salsa.

9) SOPA DE FEIJÃO

sopa para idosos
foto ilustrativa

Feijão é um ótimo aliado da memória!

Ingredientes: 300 g de feijão (tipo carioca), 2 litros de água quente, 3 colheres de sopa de azeite, 1 cebola média cortada em cubos pequenos, 1 dente de alho grande picado, 200 g de carne magra (tipo músculo) cortada em cubos pequenos, ½ cenoura cortada em cubos pequenos, ½ chuchu cortado em cubos pequenos, ½ abobrinha (tipo brasileira) cortada em cubos pequenos, sal, salsa.

Modo de preparo: Em um recipiente deixe o feijão de molho em 1 litro de água quente por 30 minutos. Despeje o feijão com a água em uma panela de pressão, acrescente mais 1 litro de água quente e deixe cozinhar por aproximadamente 35 minutos ou até que esteja bem cozido. No liquidificador bata metade dos grãos, volte para a panela e reserve. Em outra panela, aqueça o azeite, doure a cebola e o alho adicione a carne, e deixe cozinhar por aproximadamente 15 minutos. Em seguida cozinhe os legumes até ficarem macios. Acrescente a carne com os legumes cozidos ao feijão, adicione o sal, misture e deixe ferver. Finalize com salsa picada.

10) SOPA DE INHAME E ESPINAFRE:

sopa para idosos
foto ilustrativa

O espinafre auxilia na digestão, é anticancerígeno, ótimo para pele e para a imunidade.

Ingredientes: 5 inhames médios, 1 xícara de chá de espinafre picadinho, 1 cebola média picada, 2 dentes de alho, 2 colheres de sopa de linhaça dourada, 1 colher (café) cubinhos de gengibre, sal, tomilho e alecrim, água, 1 colher de óleo de canola.

Modo de Preparo: Refogue a cebola e o alho, acrescente a água, o inhame (sem a casca) e o gengibre. Deixe cozinhar até inhame ficar bem macio. Amasse o inhame na própria água de cozimento, com auxílio de um garfo ou espremedor de batatas. Acrescente o espinafre, acerte o sal e ferva por mais 2 minutos, até as folhas amolecerem. Coloque a  linhaça e sirva.

Gostaram das receitas? Prepare a sopa e a coberta, e aproveite esse friozinho!

Observação: No caso de caldo de legume/carne industrializada, cuidado com a quantidade de sódio que elas contém!

fonte: instituto de quimeoterapia

Veja também no Portal AVôVó:

Frutas são essenciais na alimentação dos idosos!

AnteriorPróximo
O Avôvó é um portal colaborativo criado especialmente e inteiramente dedicado a um público cada vez mais conectado: a terceira idade. Aqui, não só o idoso se sente em casa. Nosso objetivo é também levar conteúdo relevante para familiares, amigos e profissionais que cuidam dessas gerações que chegam à melhor idade redefinindo conceitos e com cada vez mais interatividade e independência, mostrando que idade é só um número.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *